Vendas de veículos novos nos EUA crescem em ritmo mais fraco no 3º tri

A empresa de pesquisa de mercado J.D. Power estima que as vendas de veículos novos tenham aumentado 0,2%, atingindo 3,882 mi de unidades no trimestre; modelos preferidos são picapes e SUVs compactos

Reuters

Montadora de modelos elétricos da Foxconn nos EUA (Foto: Quinn Glabicki/Reuters)
Montadora de modelos elétricos da Foxconn nos EUA (Foto: Quinn Glabicki/Reuters)

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(Reuters) – As vendas de automóveis nos Estados Unidos cresceram em ritmo mais fraco no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, de acordo com especialistas do setor, pressionadas por queda na renda de consumidores.

A empresa de pesquisa de mercado J.D. Power estima que as vendas gerais de veículos novos tenham aumentado 0,2%, atingindo 3.882.600 unidades no terceiro trimestre. Os compradores também estão optando por modelos mais acessíveis, como picapes e SUVs compactos, como a Maverick, da Ford.

Utilitários esportivos “subcompactos” e carros compactos são dois dos segmentos de veículos de maiores vendas neste momento nos Estados Unidos, ajudados por preços mais acessíveis, disse Charlie Chesbrough, economista sênior da Cox Automotive.

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Especialistas do setor esperavam que as montadoras se recuperassem com vendas mais fortes no terceiro trimestre, mas os descontos oferecidos pelas empresas e o corte da taxa de juros pelo Federal Reserve dos EUA não foram suficientes para revigorar a demanda.

De acordo com dados da Cox, a General Motors manteve posição de liderança no trimestre, mas sofreu queda de 3% nas vendas. Toyota e Ford ocuparam as duas posições seguintes.

A empresa de pesquisa automotiva Edmunds calculou que as vendas trimestrais de veículos novos nos EUA caíram quase 2%.

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Os analistas da Edmunds também apontaram outros possíveis obstáculos para as montadoras do país, como interrupções causadas pela greve dos portos da Costa Leste.

A Stellantis reduziu na segunda-feira previsão de lucro para 2024 e alertou que gastará mais dinheiro do que o esperado.

“Os consumidores continuam pressionados por juros elevados e lenta redução dos preços dos veículos”, disse Chris Hopson, analista principal da S&P Global Mobility.