Vendas de moradias usadas nos EUA caem em junho e preço médio bate recorde

Vendas caíram 5,4% no mês passado, para 3,89 milhões de unidades, o nível mais baixo desde dezembro; preço médio subiu 4,1% em relação ao ano anterior, no segundo mês de alta

Reuters

Anúncio de venda de casa em Seattle, nos EUA (Foto: Karen Ducey/Reuters)
Anúncio de venda de casa em Seattle, nos EUA (Foto: Karen Ducey/Reuters)

Publicidade

Washington (Reuters) – As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em junho enquanto o preço médio atingiu outro pico recorde, mas a melhora da oferta e a queda das taxas de hipotecas deram esperanças de que a atividade pode se recuperar nos próximos meses.

As vendas de casas caíram 5,4% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 3,89 milhões de unidades, o nível mais baixo desde dezembro, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta terça-feira (23).

Economistas consultados pela Reuters previam queda para uma taxa de 4,00 milhões de unidades.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior com o Investimento Global XP

As revendas de casas, que representam uma grande parte das vendas de moradias nos EUA, caíram 5,4% em junho na comparação anual.

O preço médio das moradias usadas subiu 4,1% em relação ao ano anterior, atingindo o recorde histórico de US$ 426.900, o segundo mês consecutivo de alta.

Continua depois da publicidade

As revendas de casas são contadas no fechamento de um contrato. As vendas em junho provavelmente refletiram os contratos assinados nos dois meses anteriores, quando a taxa média da popular hipoteca de taxa fixa de 30 anos estava acima de 7,0%.

A taxa média de uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu para uma mínima de quatro meses de 6,77% na semana passada, abaixo dos 6,89% e igualando a média durante o mesmo período em 2023, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

O preço diminuiu em relação à máxima de seis meses de 7,22% registrada no início de maio, em meio a expectativas de que o Federal Reserve corte a taxa de juros em setembro.

Continua depois da publicidade

“Estamos vendo uma lenta mudança de um mercado de vendedores para um mercado de compradores”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da associação de corretores. “As casas estão paradas no mercado por um pouco mais de tempo e os vendedores estão recebendo menos ofertas.”