Vão central de ponte que liga Tocantins ao Maranhão desaba; uma morte é confirmada

A ponte foi inaugurada em 1960 e era a principal ligação entre as cidades de Estreito (MA) e de Aguiarnópolis (TO); DNIT publicou nota sugerindo alternativas para usuários

Equipe InfoMoney

Publicidade

O vão central da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Tocantins ao Maranhão, desabou na tarde deste domingo (22), deixando o trânsito interrompido entre os dois estados, informou Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A ponte foi inaugurada em 1960.

Segundo a Agência Brasil, O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou uma morte, além de uma pessoa resgatada e dois desaparecidos. No meio da tarde, ojornal O Imparcial, do Maranhão, citou testemunhas que viram ao menos dois caminhões caírem no rio Tocantins quando atravessavam a ponte no momento do colapso.

“Até o momento temos um óbito confirmado, uma vítima resgatada, hospitalizada em Estreito, e duas vítimas desaparecidas. Somente com o resultado das operações de mergulho teremos como comprovar o número total de desaparecidos”, escreveu o governador, em publicação nas redes sociais.

“As equipes do nosso governo do Maranhão seguem oferecendo todo o suporte necessário aos técnicos do governo federal, para garantir o socorro e contornar os transtornos causados pela interrupção da via”, acrescentou Brandão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o colapso ocorreu por volta de 14h50. O Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Tocantins estão realizando buscas no rio por pessoas desaparecidas.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também confirmou que há vítimas, que houve a queda de veículos e motocicletas e que a profundidade no local é superior a 50 metros. “Nos unimos no apoio ao resgate de vítimas”, se manifestou, também pelas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Por coincidência, o vereador Elias Junior (Republicanos), de Aguiarnópolis, no norte do Tocantins, estava gravando um vídeo sobre as péssimas condições da ponte no momento em que ela começou a desabar.

O DNIT informou que há uma interdição total da BR-226/TO e que a ponte era a ligação entre as cidades de Estreito (MA) e de Aguiarnópolis (TO)

Segundo a autarquia, os usuários devem usar como alternativa a estrada que vai de Darcinópolis a Luzinópolis, acessar a BR-230/TO e seguir até o km 101, na altura da cidade de São Bento. Em seguida, devem pegar a direita, no sentido Axixá, para então chegar a Imperatriz, já no Maranhão;

Continua depois da publicidade

Para quem vem do Maranhão, a opção é acessar a BR-226/MA, em Estreito, até Porto Franco. De Porto Franco, os usuários devem seguir pela BR-010 até Imperatriz, na divisa com o Tocantins.

(Com Agência Brasil)