Trump vira alvo de processo judicial por invasão ao Capitólio

Ex-presidente e seu advogado são acusados de incitar ação

ANSA Brasil

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump (Chip Somodevilla/Getty Images)
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump (Chip Somodevilla/Getty Images)

Publicidade

WASHINGTON, 17 FEV (ANSA) – O deputado democrata Bennie Thompson denunciou formalmente à Justiça federal o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o seu advogado Rudolph Giuliani e os grupos extremistas Proud Boys e Oath Keepers por terem conspirado com grupos armados de extrema-direita para invadir o Capitólio no dia 6 de janeiro.

Thompson, que também é presidente da Comissão de Segurança Interna da Câmara dos Representantes, invocou uma lei do pós-Guerra Civil de 1871 criada para combater a violência usada pelo grupo supremacista branco Klu Klux Klan (KKK).

A lei tem pouca utilização nos dias atuais, mas permite ações civis contra quem usa “a força, a intimidação ou a ameaça” para impedir que qualquer pessoa cumpra seus deveres de ofício. Na ação, o deputado cita tanto o discurso antes da invasão como as postagens nas redes sociais para acusar Trump.

Continua depois da publicidade

Assim como Giuliani, os dois foram os principais defensores públicos sobre uma “fraude” nas eleições que derrotaram o republicano em novembro do ano passado, mas que nunca foram comprovadas.

Se o processo for adiante, o ex-presidente e seus aliados poderão ser obrigados a depor, levando a uma eventual revelação de provas que não foram usadas durante o processo de impeachment.

Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.