Termômetro dos serviços nos EUA atinge em agosto o maior nível desde o início de 2022

Índice de gerentes de compras, um termômetro da atividade do setor, subiu de 55,2 em julho para 55,7 em agosto, reforçando a tese de que a economia americana terá um 'pouso suave'

Estadão Conteúdo

Barraca de artesanato na Times Square, em Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)
Barraca de artesanato na Times Square, em Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos Estados Unidos subiu de 55,2 em julho para 55,7 em agosto, segundo pesquisa final divulgada nesta quinta-feira (5), pela S&P Global. Esse patamar é mais alto desde o início de 2022.

O resultado ficou acima da estimativa preliminar, de 55,2, e também da expectativa de analistas consultados pela FactSet, de 54,7.

O PMI composto dos EUA, que engloba serviços e indústria, aumentou de 54,3 no mês passado para 54,6 em agosto, também acima da leitura preliminar de 54,1.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Segundo Chris Williamson, economista chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, a melhora no PMI de serviços fornece mais evidências encorajadoras de que a economia dos EUA está desfrutando de um crescimento econômico robusto no terceiro trimestre, aumentando os sinais de um “pouso suave”.

“A expansão mais rápida do setor de serviços significa que as pesquisas do PMI estão sinalizando um crescimento do PIB de 2% a 2,5% no terceiro trimestre. Ao mesmo tempo, os dados da pesquisa de agosto sinalizaram um novo arrefecimento da inflação dos preços de venda, principalmente no setor de serviços, que agora caiu perto da média vista antes da pandemia e um nível consistente com a meta de inflação de 2% do Fed”, comentou em nota.

Segundo ele, o crescimento dos serviços foi impulsionado em particular pela perspectiva de taxas de juros mais baixas, mas há vários ventos contrários que podem prejudicar o crescimento nos próximos meses. “O otimismo empresarial e o investimento estão sendo contidos pela incerteza quanto ao resultado da eleição presidencial”, disse.

Continua depois da publicidade

Williamson afirmou ainda que as contratações estão sendo restringidas pela escassez de mão de obra, que também continua a pressionar os salários para cima. “No entanto, talvez mais preocupante, a recente desaceleração na atividade industrial está mostrando alguns sinais de transbordamento para a economia mais ampla, notavelmente por meio de pedidos paralisados ​​para serviços industriais”, alertou.

Para ele, será importante monitorar se o setor de serviços sucumbe ao recente enfraquecimento da atividade fabril ou se uma política monetária mais frouxa criará uma maré crescente.