Taxa de desemprego no Reino Unido cai para 3,5% e é a menor desde 1974

De junho a agosto de 2022, o número de desempregados por vaga caiu para um mínimo recorde de 0,9; remuneração média cresceu

Roberto de Lira

Publicidade

A taxa de desemprego no Reino Unido caiu 0,3 ponto porcentual no trimestre encerrado em agosto, para 3,5%, a menor registrada desde dezembro a fevereiro de 1974, informou nesta terça-feira (11) o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

O número de pessoas que estão desempregadas entre 6 a 12 meses aumentou no trimestre, enquanto houve decréscimos para os desempregados de curta duração (até 6 meses) e de longa duração (mais de 12 meses). De junho a agosto de 2022, o número de desempregados por vaga caiu para um mínimo recorde de 0,9.

Segundo o ONS, a taxa de inatividade econômica aumentou 0,6 pontos percentuais, para 21,7% entre junho a agosto, em comparação com o trimestre anterior (março a maio). Este aumento no último trimestre foi impulsionado em grande parte por pessoas entre 50 a 64 anos e pelos jovens de 16 a 24 anos.

Quanto você precisa para viver de Dividendos?

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Vagas e remuneração

O número estimado de vagas disponíveis caiu em 46.000 no trimestre, para 1,246 milhão. Esta é a maior queda trimestral desde o período de junho a agosto de 2020. Apesar de três quedas trimestrais consecutivas, o número de vagas permanece em níveis historicamente elevados.

O crescimento na remuneração média (incluindo bônus) foi de 6,0% e o crescimento na remuneração regular (excluindo bônus) foi de 5,4% entre junho a agosto de 2022, maior taxa observada desde o início da pandemia. Em termos reais (ajustados pela inflação) ao longo do ano, a remuneração total caiu 2,4% e a remuneração regular caiu 2,9%.