Superávit da balança comercial da zona do euro cai para 12,3 bilhões de euros em maio

No mês, as exportações do bloco caíram 2,6%, enquanto as importações diminuíram 0,1%; Brasil se destacou nas taxas de evolução entre os principais parceiros da UE

Estadão Conteúdo

Porto em Hamburgo, na Alemanha (Foto: Phil Noble/Reuters)
Porto em Hamburgo, na Alemanha (Foto: Phil Noble/Reuters)

Publicidade

A zona do euro apresentou superávit comercial de 12,3 bilhões de euros em maio, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira (16) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Em abril, o bloco havia registrado saldo positivo maior, de 18,5 bilhões de euros, de acordo com número revisado.

Na comparação mensal, as exportações do bloco caíram 2,6% em maio, enquanto as importações diminuíram 0,1%, também considerando-se ajustes sazonais.

No resultado sem ajustes, a zona do euro teve superávit comercial de 13,9 bilhões de euros em maio, contrastando com déficit de 400 milhões de euros observado em igual mês do ano passado, informou o Eurostat.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Brasil

Embora o Brasil tenha ocupado apenas a décima posição entre os países que mais comercializam com a União Europeia, foi destaque em termos de evolução tanto em exportações como em importações. Os países do bloco europeu venderam 3,8 bilhões de euros em bens e serviços para o Brasil em maio, 7,4% a mais que no mesmo mês do ano passado.

A UE, por sua vez, comprou do Brasil o equivalente a 4,3 bilhões de euros, 17,5% a mais que em maio de 2023, a mais taxa de crescimento entre todos os 10 primeiros parceiros.