Setor de serviços no Japão se recupera e volta a crescer em julho

Índice de gerentes de compras avançou de 49,4 para 53,7 entre junho e julho, por conta de  melhoria na demanda; alta compensou a ligeira retração da indústria e índice composto também cresceu

Equipe InfoMoney

Distrito comercial de Tóquio, no Japão 19/03/2024 (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)
Distrito comercial de Tóquio, no Japão 19/03/2024 (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Publicidade

O principal índice da atividade de serviços do Japão se recuperou da queda de junho e voltou a crescer em julho. Segundo dados de pesquisa da S&P Global em parceria com o Jibun Bank, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), avançou de 49,4 para 53,7 entre junho e julho, por conta de  melhoria na demanda.

Com isso, o indicador PMI composto, que agrega serviços e indústria, também teve recuperação, de 49,7 para 52,5 na mesma comparação. Medições acima de 50,0 apontam que a atividade está em expansão.

Segundo a pesquisa, esse crescimento do indicado composto em julho foi sustentado por uma expansão sólida em serviços, que compensou a ligeira queda da indústria no mês.  

No serviços, além da melhor demanda captada pela pesquisa, foi destacado o avança nos novos negócios pendentes. As pressões de custos permaneceram fortes no início do terceiro trimestre e permaneceram bem acima de suas respectivas médias de série.  

Segundo Usamah Bhatti, economista da S&P Global Market Intelligence, a demanda pareceu limitada à economia doméstica, pois os novos negócios de exportação caíram pela primeira vez neste ano