Publicidade
O clima econômico continuou sua trajetória de recuperação em dezembro tanto na zona do euro como na União Europeia. O Indicador de Sentimento Econômico (ESI, na sigla em inglês) subiu 2,4 pontos ante novembro, para 96,4, na área da moeda comum. Também avançou 1,8 ponto, para 95,6, no bloco econômico como um todo, informou nesta segunda-feira (8) a Comissão Europeia.
O Indicador de Expectativas de Emprego (IEE) melhorou moderadamente na UE (+0,5 ponto, para 102,4) e manteve-se praticamente estável na área do euro (+0,1, para 102,8).
Em dezembro de 2023, a estimativa provisória do indicador de confiança dos consumidores aumentou novamente, em 1,5 ponto percentual (p.p.) na UE e em 1,8 p.p. na área do euro. Com valores de -16,0 (UE) e -15,1 (área do euro) pontos percentuais, a confiança dos consumidores ainda está abaixo da sua média de longo prazo.
Segundo a Comissão Europeia, também houve melhora na confiança dos gestores no comércio varejista e nos setores de serviços e construção, enquanto a confiança na indústria permaneceu praticamente inalterada.
Entre as maiores economias da UE, o indicador de clima econômico melhorou em Itália (+2,6 pontos), Espanha (+2,4) e Alemanha (+2,4), enquanto diminuiu na Holanda (-1,1) e, em menor grau, em França (-0,5). O sentimento manteve-se globalmente estável na Polônia (+0,2).