Sentimento econômico na zona do euro fica positivo pela 1ª vez desde 2022

Valores que apontam a percepção com a situação atual permaneceram no vermelho, em -9,0 pontos, mas o componente de expectativas cresceu de 2,2 pontos para 10,0 pontos no mês

Roberto de Lira

Àrea de construção em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Àrea de construção em Frankfurt, na Alemanha (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Publicidade

O sentimento econômico dos investidores para a zona do euro continuou sua tendência de lenta recuperação em junho, segundo dados do índice Sentix divulgados nesta segunda-feira (10). O índice avançou para +0,3 ponto, saindo do campo negativo pela primeira vez desde fevereiro de 2022.

Apesar do aumento, os valores que apontam a percepção com a situação atual permaneceram no vermelho (-9,0 pontos). Já o componente de expectativas cresceu de 2,2 pontos para 10,0 pontos.

Especificamente para a Alemanha, a percepção de recuperação econômica continua a mostrar progresso, mas também em câmera lenta. A situação atual permanece fraca em -26,3 pontos no índice, enquanto as expectativas estão subindo lentamente, para +2,3 pontos.

Internacionalmente, a região “Ásia exceto Japão” é convincente, com o componente de expectativas subindo para 19,5 pontos pela oitava vez consecutiva. A América Latina e o Leste Europeu também estão se recuperando lentamente.