Sentimento econômico melhora na zona do euro em agosto

Índice de Sentimento Econômico avançou 0,6 ponto na zona do euro em agosto, para 96,6 pontos; houve melhora na confiança da indústria, serviços e varejo, mas consumidores estão menos otimistas

Roberto de Lira

Vista de Frankfurt, na Alemanha (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Vista de Frankfurt, na Alemanha (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)

Publicidade

O Índice de Sentimento Econômico (ESI, na sigla em inglês) avançou 0,6 ponto na zona do euro em agosto, para 96,6 pontos, informou nesta quinta-feira (29) a Comissão Europeia. Entre os subindicadores, o destaque foi o índice de emprego, que cresceu após meses de declínio.

O aumento no índice geral foi motivador por uma confiança mais alta na indústria, serviços e comércio varejista, enquanto a confiança na construção permaneceu amplamente estável.

No entanto, o indicador de confiança do consumidor caiu 1,3 ponto na área da moeda comum europeia, para -13,4 pontos, permanecendo assim aquém de sua média de longo prazo.

Para as maiores economias da União Europeia, o ESI melhorou notavelmente na França (+4,3 pontos) em agosto. Também mostrou melhora nas Espanha (+1,3) e Holanda (+0,9), enquanto para a Polônia o índice registrou apenas um ligeiro aumento (+0,3). Mas o indicador se deteriorou na Alemanha (-1,7) e na Itália (-1,2).