Sentimento econômico fica estável na Europa em julho; consumidores estão otimistas

Índice de Sentimento Econômico da zona do euro subiu 0,1 ponto no mês, para 95,8 pontos; confiança do consumidor foi destaque, avançando 1,0 ponto, para -13,0

Roberto de Lira

Consumidora em supermercado em Nice, na França (Foto: Eric Gaillard/Reuters)
Consumidora em supermercado em Nice, na França (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

Publicidade

O Índice de Sentimento Econômico (ESI, na sigla em inglês) da zona do euro permaneceu praticamente estável em julho, subindo 0,1 ponto, para 95,8 pontos, informou nesta terça-feira (30) a Comissão Europeia.

No bloco da União Europeia como um todo, a pesquisa também apontou variação positiva de 0,1 ponto no mês, para 96,4 pontos.

O indicador de confiança do consumidor foi destaque no mês, avançando 1,0 ponto na zona do euro, para -13,0, e subindo 0,7 ponto na UE, para -12,2 ponto.

O indicador de expectativas de emprego, no entanto, caiu acentuadamente: -1,8 ponto na área da moeda comum, para 97,8 pontos, e -1,6 pontos no bloco econômico, para 98,7 pontos. Esse índice ficou assim abaixo de sua média de longo prazo pela primeira vez desde abril de 2021 em ambas as áreas.

Entre as maiores economias da UE, o sentimento econômico deteriorou acentuadamente na França (-2,2 pontos) e na Polônia (-1,8 ponto), enquanto melhorou fortemente na Espanha (+1,7 ponto) e na Itália (+0,4 ponto). O sentimento permaneceu praticamente estável na Alemanha (+0,2) e na Holanda (-0,2).