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O sentimento do consumidor nos Estados Unidos calculado pela Universidade de Michigan para os EUA subiu para 59,9 em outubro, acima dos 58,6 verificados em setembro, mas bem abaixo dos 71,7 divulgados no mesmo mês do anos passado. O dado veio praticamente em linha com as projeções: o consenso Refinitiv apontava 59,8.
O subíndice de condições atuais subiu para 65,6 em outubro, acima de 59,7 de setembro, enquanto o indicador de expectativas caiu para 56,2, abaixo dos 58 de setembro. Em 2021, os índices estavam 77,7 e 67,9, respectivamente.
Segundo a Universidade de Michigan, após a melhora em agosto, o sentimento permaneceu baixo pelos padrões históricos, uma vez que os consumidores continuaram a expressar preocupações com a inflação.
As condições de compra de bens duráveis subiram 23%, com base na redução dos preços e nas restrições de oferta. No entanto, as condições de negócios esperadas para o ano seguinte caíram 19%, indicando que os consumidores acreditam que a economia piorará antes de melhorar.
“O sentimento geral permanece baixo pelos padrões históricos e permanece consistente com uma recessão que está por vir”, disse a economista da Joanne Hsu, diretora da pesquisa. “Os contínuos declínios no sentimento dos consumidores de renda mais alta são preocupantes, dada a quantidade de gastos de consumo que eles geram, e é improvável que suas visões sombrias diminuam devido à turbulência contínua nos mercados financeiros”.