Publicidade
O índice de sentimento nos negócios na Alemanha subiu de 93,2 em março para 93,6 em abril, segundo dados om ajustes sazonais divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica (Ifo, na sigla em inglês). A melhora se deu por conta das expectativas das empresas (que subiu de 91,0 para 92,2), enquanto a situação atual foi avaliada como um pouco pior (de 95,4 para 95,0).
O diagnóstico do instituto é que as preocupações dos empresários alemães estão diminuindo, mas que a economia ainda carece de dinamismo.
Na manufatura, o índice subiu um pouco, de 6,5 para 6,7. Segundo as empresas pesquisadas, a utilização da capacidade na Alemanha aumentou ligeiramente de 84,3% para 84,5% entre março e abril, permanece assim acima de sua média de longo prazo de 83,6%.
No setor de serviços, cessou a tendência de alta do clima de negócios dos últimos meses. Os prestadores de serviços avaliaram sua situação atual como um pouco pior. Além disso, o pessimismo em relação aos próximos meses começou a crescer.
Na construção, o índice de clima empresarial subiu. As expectativas para os próximos meses melhoraram, mas as preocupações ainda são grandes. As avaliações da situação atual caíram para o nível mais baixo desde dezembro de 2015.