Reino Unido vai permitir a entrada, sem passaporte, de afegãos fugindo do Talibã

Secretário disse que governo britânico busca facilitar ida ao Reino Unido para intérpretes e trabalhadores que apoiam forças ocidentais

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio ao pânico de civis no Afeganistão, o Reino Unido anunciou nesta segunda-feira (16) que vai renunciar às regras de fronteira para permitir que afegãos que estão tentando fugir após o grupo fundamentalista Talibã ter entrado na capital e tomado o controle do país possam buscar asilo no Reino Unido, sem a necessidade de um passaporte.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o secretário de defesa Ben Wallace disse que o governo deseja tornar mais fácil para intérpretes e trabalhadores que apoiam as forças ocidentais buscarem proteção no Reino Unido.

Wallace expressou esperança de que o governo britânico consiga evacuar cerca de mil pessoas por dia do Afeganistão, incluindo cidadãos afegãos que ajudaram na missão inglesa na região.

Continua depois da publicidade

O secretário disse que o governo britânico enviou mais de 600 soldados no fim de semana para a capital Cabul, de forma a ajudar a proteger o aeroporto e “processar, gerenciar e escoltar pessoas em nossos voos para retirá-las do Afeganistão.”

À rede BBC, Wallace disse que o trabalho está em andamento para “remover quaisquer barreiras burocráticas” de forma a garantir que as pessoas possam voar para o Reino Unido.

Quer atingir de uma vez por todas a consistência na Bolsa? Assista de graça ao workshop “Os 4 Segredos do Trader Faixa Preta” com Ariane Campolim.

Planilha

Resultados do 3º trimestre

Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.