Rei Charles elogia rainha em primeiro pronunciamento à nação e diz que “servirá ao país” até o fim da vida

Na parte final do discurso, transmitido pontualmente, o novo rei dedicou as falas para sua família mais próxima.

ANSA Brasil

Publicidade

O rei Charles III fez seu primeiro pronunciamento à nação nesta sexta-feira (9) e afirmou que sentia “profunda tristeza e dor” pela morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Além disso, ressaltou que “renovará” as promessas feitas pela matriarca e “servirá ao país” até o fim da vida.

“Renovo a promessa da minha mãe de servi-los por toda a minha vida. Na devoção da rainha, hoje prometo servir a Constituição da nossa nação até que tenha vida no Reino Unido. Estarei ao lado de vocês com serviço, lealdade, respeito e amor”, ressaltou.

A maior parte do pronunciamento foi dedicada, porém, a homenagens para Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira (8), em que Charles ressaltou a importância da monarca tanto para a família como para o Reino Unido e para o mundo em geral.

Na parte final do discurso, transmitido pontualmente, o novo rei dedicou as falas para sua família mais próxima. Fez elogios públicos à rainha consorte, Camilla, e disse que esses tempos de “mudanças não poderiam acontecer sem o amor e compaixão de minha mulher, com quem casei há 17 anos”.

O monarca ainda confirmou os novos títulos de seu primogênito, William, que passa a ser o duque de Cornuália e também foi formalmente nomeado como príncipe de Gales – assim como Kate, que passa a ser princesa de Gales.

“Meu herdeiro William agora assume os títulos escoceses que foram tão importantes para mim e assume a Cornuália, que eu cuidei com tanto afeto por cinco décadas. […] O título de príncipe de Gales, que eu tive privilégio de usar por tanto tempo, agora segue para eles e acredito que nossos novos príncipe e princesa de Gales vão cuidar e atuar para ajudar a população”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Na sequência, Charles III também falou do seu segundo filho, Harry, que abandonou os títulos reais em 2020 para viver com sua esposa, Meghan Markle, nos Estados Unidos, e que está em constante atrito com a família.

“Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que vão continuar a construir a vida deles no exterior”, acrescentou.
Ao fim do discurso, mais uma referência à rainha. “Você, mamãe, agora vai se juntar ao meu finado papai [príncipe Philip], e eu gostaria de dizer apenas um obrigado por todo o seu amor e cuidado com a nossa família”, pontuou.

Charles ainda agradeceu a todas as mensagens de apoio que a família real vem recebendo desde a notícia do falecimento de Elizabeth II.

Continua depois da publicidade

Aos 73 anos de idade, Charles III é a pessoa mais velha a tomar posse da monarquia do Reino Unido, sucedendo Elizabeth II, rainha mais longeva da história do país. A cerimônia de coroação será realizada neste sábado (10).