Publicidade
MOSCOU (Reuters) – O presidente russo, Vladimir Putin, emitiu nesta terça-feira um alerta nuclear ao Ocidente sobre a Ucrânia, suspendendo um tratado histórico de controle de armas nucleares e anunciando que novos sistemas estratégicos foram colocados em serviço militar, além de alertar que Moscou pode retomar seus testes nucleares.
Falando quase um ano após ordenar a invasão que desencadeou o maior confronto com o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, Putin disse que a Rússia alcançará seus objetivos de guerra e acusou o Ocidente de tentar destruir a Rússia.
“As elites do Ocidente não escondem seu propósito. Mas também não podem deixar de perceber que é impossível derrotar a Rússia no campo de batalha”, disse Putin em tom desafiador, em discurso voltado para a elite política e militar de seu país.
Advertindo os Estados Unidos de que estariam transformando a guerra em um conflito global, Putin afirmou que a Rússia está suspendendo sua participação no novo tratado Start, o último grande tratado de controle de armas entre Moscou e Washington.
Assinado pelo então presidente dos EUA Barack Obama e seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, em 2010, o tratado limitava o número de ogivas nucleares estratégicas que os Estados Unidos e a Rússia podem implantar. O acordo estava previsto para expirar em 2026.
“Me vejo forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas”, disse Putin.
Continua depois da publicidade
O líder russo disse, sem citar evidências, que algumas pessoas em Washington pensam em retomar os testes nucleares. O ministério da Defesa e a corporação nuclear da Rússia devem, portanto, estar prontos para testar armas nucleares russas, se necessário, disse ele.
“É claro que não faremos isso primeiro. Mas se os Estados Unidos conduzirem testes, então faremos. Ninguém deve ter ilusões perigosas de que a paridade estratégica global pode ser destruída”, disse Putin.
“Há uma semana, assinei um decreto para colocar novos sistemas estratégicos terrestres em serviço militar. Eles também irão meter o nariz nisso ou o quê?”
Continua depois da publicidade
Não ficou imediatamente claro quais sistemas terrestres foram colocados em operação de combate. Putin disse que a Ucrânia tentou atacar uma instalação no interior da Rússia, onde alguns de seus bombardeiros nucleares estão baseados, uma referência à base aérea de Engels.
A Rússia e os Estados Unidos têm vastos arsenais de armas nucleares remanescentes da Guerra Fria e continuam sendo, de longe, as maiores potências nucleares do planeta. Juntos, detêm 90% das ogivas nucleares do mundo.
O novo tratado Start limitou ambos os lados a 1.550 ogivas em mísseis balísticos intercontinentais implantados, mísseis balísticos submarinos e bombardeiros pesados. As duas potências atingiram os limites impostos em 2018.