Publicidade
A produção industrial na Zona do Euro cresceu 0,9% em setembro ante agosto, de acordo com dados com ajuste sazonal divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. O crescimento na EU também foi de 0,9% na comparação mensal.
Na comparação com setembro de 2021, a produção industrial aumentou 4,9% na área do euro e 5,7% na UE.
Os dados vieram acima da projeção de mercado. O consenso Refinitiv aponta para alta de 0,3% no mês e de 3% no ano.
Segundo o Eurostat, a produção de bens de consumo não duráveis aumentou 3,6% e a de bens de capital 1,5%, enquanto a produção de bens intermediários e de bens de consumo duráveis caiu 0,9% e a energia 1,1 %.
Na UE, a produção de bens de consumo não duráveis aumentou 3,1% na medição mensal e a de bens de capital, 1,7%, enquanto a produção de bens intermediários e de bens de consumo duráveis caiu 0,6%. A produção na área de energia encolheu 2,0%, na mesma comparação.
Entre os Estados-Membros cujos dados já estão disponíveis, os maiores aumentos mensais na produção industrial foram registados na Irlanda (+11,9%), Bélgica (+7,1%), bem como na Hungria e nos Países Baixos (ambos +1,6%). Por outro lado, as maiores quedas foram observadas na Lituânia (-8,2%), Grécia (-4,5%) e Estônia (-3,6%).