Prévia da inflação na Alemanha tem variação anual de 2,2% em junho

Núcleo da inflação, medida que exclui as variações de alimentos e de energia, deve ter ficado em 2,9% anualizados em junho, abaixo dos 3,0% de abril e maio

Roberto de Lira

Oktoberfest em Munique, na Alemanha  (Foto: Michaela Rehle/Reuters)
Oktoberfest em Munique, na Alemanha (Foto: Michaela Rehle/Reuters)

Publicidade

O índice de preços ao consumidor da Alemanha subiu 0,1% entre maio e junho e desacelerou de 2,4% para 2,2% em termos anuais, segundo prévia da inflação divulgada nesta segunda-feira (1) pelo Destatis, o serviço federal de estatísticas.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Se os resultados preliminares forem confirmados, a inflação de junho terá ficado abaixo do consenso LESG de analistas, que previa variação de 0,2% na comparação mensal e de 2,6% na anual.

Continua depois da publicidade

Segundo o Destatis, o núcleo da inflação, medida que exclui as variações de alimentos e de energia, deve ter ficado em 2,9% anualizados em junho, abaixo dos 3,0% observados tanto em abril como em maio.

A prévia mostrou que os preços da energia tiveram deflação de 2,1% ante junho de 2023, mas a inflação de alimentos acelerou para 1,1%.