Preços no atacado da Alemanha recuam 2,9% em junho ante mesmo mês de 2022

Segundo o Destatis, essa foi a maior queda de preços ano a ano registrada desde junho de 2020, quando os preços encolheram -3,3%

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)
Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

Os preços de venda no comércio atacadista da Alemanha caíram 0,2% em junho em relação a maio e recuaram 2,9% ante junho de 2022, informou nesta sexta-feira o departamento federal de estatísticas do país (Destatis). Essa foi a maior queda de preços ano a ano registrada desde junho de 2020, quando os preços encolheram -3,3%.

Esse recuo anualizado tem acelerado, pois a variação em maio tinha sido de -2,6% e a de abril chegou a -0,5% em abril ante o mesmo mês do ano passado.

Os preços no atacado de derivados de petróleo tiveram o maior impacto na evolução geral, com -22,7% em relação a junho do ano passado. Também foram registrados preços bem mais baixos no atacado de resíduos e sucata (-31,7%), grãos, fumo, sementes e ração animal (-28,4%) e metais e minerais metálicos (-20,8%).

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Em contraste, os preços das frutas e legumes foram mostraram alta (+29,2%), assim como os preços dos animais vivos (+20,7%). Materiais de construção ficaram 7,7% mais caros no atacado do que no ano anterior.