Preços ao produtor nos EUA sobem a um recorde de 9,7% em 2021, mas abaixo do esperado

Ainda assim, dado veio ligeiramente abaixo do esperado; a projeção Refinitiv era de avanço de 0,4% na base mensal e de 9,8% na comparação anual

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os preços ao produtor dos Estados Unidos subiram 0,2% em dezembro na base mensal e acumularam alta de 9,7% em 2021, de acordo com relatório do Departamento de Trabalho divulgado nesta quinta-feira (13). O dado anual foi o maior desde que os dados começaram a ser calculados, em 2010.

Ainda assim, vieram ligeiramente abaixo do esperado. A projeção Refinitiv era de avanço de 0,4% na base mensal e de 9,8% na comparação anual.

Em dezembro, a alta do índice de demanda final pode ser atribuída a um aumento de 0,5% no preços dos serviços de demanda final. Por outro lado, o índice de bens de demanda final recuou 0,4%.

Continua depois da publicidade

Excluindo alimentos, energia e serviços comerciais, o avanço foi de 0,4% em dezembro após um aumento de 0,8% em novembro. Em 2021, o índice de demanda final menos alimentos, energia e serviços de comércio aumentaram 6,9%, após um avanço de 1,3% em 2020.

O dado foi revelado um dia após ser divulgada a taxa anual de inflação ao consumidor, que chegou a 7% em dezembro, atingindo o maior patamar desde 1982.

A alta de preços consolida as expectativas de que o Federal Reserve se prepara para anunciar o primeiro aumento de juros já na reunião de política monetária de março.

Continua depois da publicidade

Initial Claims

Já os pedidos de seguro desemprego da última semana, também foi divulgado nessa manhã, com 230 mil pedidos. Economistas consultados pela Reuters previam 200 mil solicitações para a última semana.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui!

Tópicos relacionados