Preços ao consumidor (CPI) do Reino Unido desaceleram em agosto

Núcleo do CPI, que exclui as variações de energia, alimentação, álcool e tabaco, teve alta de 6,2% em 12 meses, abaixo dos 6,9% de julho

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido perdeu força em agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (20) pelo ONS, o escritório nacional de estatísticas. A inflação britânica recuou de 0,5% para 0,3% na comparação mensal e desacelerou de 6,8% para 6,7% nos 12 meses até agosto.

Em ambos os casos, o indicador veio abaixo da mediana das projeções de analistas, que previam inflação mensal de 0,7% e taxa anualizada de 7,0%.

Segundo o ONS, a maior contribuição de queda para o CPI no mês veio dos produtos alimentares, enquanto o aumento dos preços dos combustíveis no mês foi a maior influência de alta para a taxa anual.

O núcleo do CPI, que exclui as variações de energia, alimentação, álcool e tabaco, teve alta de 6,2% em 12 meses até agosto, abaixo dos 6,9% de julho

A inflação dos bens aumentou ligeiramente na comparação anula, de 6,1% para 6,3%, enquanto a taxa anual do CPI dos serviços abrandou, de 7,4% para 6,8%.