PPI: inflação ao produtor nos EUA acelera para 0,6% em fevereiro

Inflação “na porta da fábrica” avançou 1,6% nos 12 meses encerrados em fevereiro, o maior aumento desde setembro; dados vieram acima do esperado por analistas, que previam alta mensal de 0,3% e anual de 1,1%

Roberto de Lira

Fábrica da Ford em Louisville, EUA (Foto: Bryan Woolston/Reuters)
Fábrica da Ford em Louisville, EUA (Foto: Bryan Woolston/Reuters)

Publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,6% em fevereiro, o que representou uma aceleração ante a alta de 0,3% de janeiro, informou nesta quinta-feira (14) o Departamento do Trabalho.

Numa base não ajustada, a inflação “na porta da fábrica” avançou 1,6% nos 12 meses encerrados em fevereiro, o maior aumento desde os 1,8% observados em setembro passado.

Os dados vieram mais altos que o esperado pelo consenso LSEG de analistas, que previa alta mensal de 0,3% e anualizada de 1,1%.

Em fevereiro, quase dois terços do aumento dos preços industriais podem ser atribuídos ao índice de bens, que subiu 1,2%, enquanto os preços dos serviços subiram 0,3%.

O núcleo do PPI, que exclui variações de alimentos, energia e serviços comerciais, subiu 0,4 % em fevereiro, perdendo um pouco de força após a alta de 0,6% em janeiro. Para os 12 meses encerrados em fevereiro, a variação do núcleo do PPI ficou em 2,8%.