Publicidade
O índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro, um indicador da saúde geral das fábricas da região, caiu pela quarta vez nos últimos cinco meses durante o mês de junho, informou nesta segunda-feira (1) a S&P Global, em parceira como banco HCOB.
O indicador recuou de 47,3 em maio para 45,8 em junho, sinalizando uma sólida e acelerada na atividade industrial da área da moeda comum europeia.
Tendências mais fracas foram observadas na maioria dos setores industriais a nível nacional durante o mês de junho.
A Grécia, por exemplo, manteve a sua posição no topo da classificação do PMI do setor industrial, apesar de o índice ter caído para o mínimo dos últimos seis meses.
Foram igualmente registadas taxas mais lentas tanto em Espanha como na Holanda. Os restantes constituintes da área do euro monitorados registaram uma deterioração das condições nas fábricas no final do segundo trimestre. Com exceção da Itália, as deteriorações foram mais fortes do que em maio.
O setor industrial da Alemanha teve mais uma vez o pior desempenho da zona do euro, como tem acontecido em todos os meses desde fevereiro.