PMI industrial dos EUA sobe para 49,2 em março, mostra S&P Global

Leitura definitiva ficou levemente abaixo da estimativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e da leitura preliminar, ambas de 49,3

Estadão Conteúdo

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos subiu de 47,3 em fevereiro para 49,2 em março, segundo pesquisa final divulgada nesta segunda-feira (3) pela S&P Global.

A leitura definitiva ficou levemente abaixo da estimativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e da leitura preliminar, ambas de 49,3.

O dado abaixo da marca de 50 sinaliza que a manufatura nos EUA se contraiu no último mês.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Para Siân Jones, economista sênior da S&P Global Market Intelligence, embora a produção tenha aumentado pela primeira vez desde outubro passado, o setor manufatureiro dos EUA continuou a sinalizar tendências preocupantes em março.

“O crescimento foi fragmentado e amplamente apoiado pelo aumento da produção após uma redução sem precedentes nas pressões da cadeia de suprimentos. A entrega pontual de insumos permitiu que as empresas trabalhassem com atrasos, mas a demanda escassa em meio à pressão sobre os gastos dos clientes devido às taxas de juros mais altas e à inflação indicaram desafios futuros para os produtores de bens se houver pouca mudança no apetite dos clientes domésticos e internacionais”, afirmou.

Segundo o economista, a fraca demanda por insumos resultou em algum alívio para os fabricantes, pois a inflação de custos de insumos desacelerou novamente. “No entanto, as preocupações inflacionárias pesaram sobre confiança empresarial mais uma vez em meio à pressão sobre as margens”, ponderou.