PMI industrial do Reino Unido cai a 46,2 em outubro, mais baixo em 29 meses

Queda de novas encomendas, fraca demanda de exportação e interrupção da cadeia de suprimentos afetaram a produção e o emprego no mês

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido contraiu pelo quarto mês seguido em outubro, para 46,2, ante 48,4 em setembro, informou nesta terça-feira (1) a S&P Global/CIPS. O indicador atingiu assim uma mínima de 29 meses e permaneceu abaixo da marca neutra de 50,0 por três meses consecutivos.

A S&P Global/CIPS comentou que houve uma queda acentuada no recebimento de novas encomendas, fraca demanda de exportação e uma interrupção da cadeia de suprimentos, o que afetou tanto a produção como o emprego. O número de pedidos novos à indústria caiu ao seu menor ritmo desde maio de 2020.

Na pesquisa entre os gerentes de compras, houve menção ao enfraquecimento da situação econômica global, demanda chinesa mais fraca, guerra na Ucrânia e questões em andamento

Continua depois da publicidade

A deterioração na entrada de novos pedidos também prejudicou o emprego, a atividade de compras e o otimismo dos negócios dos fabricantes em outubro. As perdas de empregos foram relatadas pela primeira vez desde dezembro de 2020, refletindo iniciativas de controle de custos e dificuldades no recrutamento e retenção de funcionários.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia