PMI industrial do Brasil vai a 52,8 em janeiro, nível mais alto em 18 meses

De acordo com a pesquisa da S&P Global com gerentes de compras, o aumento da atividade nos clientes, aliado às melhores condições de demanda, levou a uma aceleração nos pedidos às fábricas neste início de 2024

Roberto de Lira

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil atingiu o valor de 52,8 em janeiro, o mais alto em 18 meses, conforme dados da pesquisa da S&P Global divulgados nesta quinta-feira (1). Também foi a primeira vez em cinco meses que o indicador ultrapassou a o nível médio de 50,0, que separa a contração da expansão da atividade.

De acordo com a pesquisa, o aumento da atividade nos clientes, aliado às melhores condições de demanda, levou a uma aceleração nos pedidos às fábricas neste início de 2024.

A S&P Global comenta em nota que, embora as pressões sobre a cadeia de suprimentos tenham se intensificado, em parte devido às tensões no Mar Vermelho, a inflação dos custos de insumos diminuiu para uma das taxas mais fracas observadas em quase dez anos.

Continua depois da publicidade

Embora o indicador tenha sido, no geral, positivo no mês, Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, ponderou em nota que permaneceu a evidência de um excedente de capacidade entre os produtores brasileiros de bens, uma vez que os volumes de negócios pendentes caíram ainda mais. “Está claro que os esforços contínuos de recrutamento das empresas ajudaram a manter os pedidos em atraso sob controle.”