Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China demonstrou uma melhora no clima de negócios em julho, com o indicador avançando de 49,0 para 49,3 em um mês, segundo dado oficiais divulgados nesta segunda-feira (31) pelo NBS, o escritório nacional de estatísticas. Embora mais forte que o verificado em junho, o PM está abaixo da linha de 50,0 – que separa a expansão da contração – desde abril.
Entre as 21 indústrias pesquisadas, 10 tiveram expansão em julho, ante apenas 8 no mês anterior. Houve uma melhora geral no clima de manufatura, disse à agência Xinhua o estatístico da NBS, Zhao Qinghe.
O PMI não manufatureiro ficou em 51,5 em julho (ante 53,2 um mês antes), ainda se posicionado acima da linha média por sete meses consecutivos, apesar da queda na margem. O PMI composto, que agrega indústria, serviços e construção, caiu de 52,5 para 51,1 no mês.
Os negócios de manufatura e não manufatura mantiveram uma perspectiva estável, já que os subíndices que medem as expectativas do mercado ficaram na zona de clima aquecido, disse Zhao, observando que a economia chinesa manteve sua tendência de recuperação.