Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China caiu de 51,6 em fevereiro para 50,0 em março, segundo informou a S&P Global Ratings em parceria com a Caixin nesta segunda-feira (3). O resultado sinaliza um nível neutro de atividade no setor, uma vez que a marca de 50 separa a expansão da contração.
Segundo a pesquisa, embora a recuperação sustentada da demanda tenha sustentado um novo aumento na atividade de compra, os estoques continuaram caindo, pois as empresas mantiveram uma abordagem mais cautelosa. O emprego também caiu ligeiramente em relação a fevereiro.
No entanto, o desempenho dos fornecedores melhorou pelo segundo mês consecutivo, o que ajudou a aliviar as pressões de custo. Esses custos de insumos se estabilizaram após subirem em cada um dos cinco meses anteriores.
Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group comentou em nota que o crescimento tanto na oferta quanto na demanda manufatureira abrandou no mês passado.
“Embora as condições do mercado tenham continuado a melhorar após uma mudança de política do covid-19, a desaceleração marginal na recuperação foi evidente. Os subíndices de produção e total de novos pedidos permaneceram em território expansionista, mas ambas as leituras caíram mais de 2 pontos em relação a fevereiro”, comparou.
Ele disse ainda que a demanda externa enfraqueceu em meio à desaceleração econômica global, com o indicador de novos pedidos de exportação caindo novamente, a sétima vez abaixo de 50 nos últimos oito meses.
Continua depois da publicidade
Com Dow Jones Newswires