PMI industrial da China cai de 49,2 em abril para 48,8 em maio e fica abaixo das estimativas

Entre os 21 subsetores pesquisados, 11 permaneceram na zona de expansão, segundo os dados oficiais; PMI não industrial caiu para 54,5

Roberto de Lira

Publicidade

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China recuou de 49,2 em abril para 48,8 em maio, informou nesta quarta-feira (31) o NBS, o escritório nacional de estatísticas do. A atividade não industrial também caiu no mês, de 56,4 para 54,5, embora tenha permanecido no patamar acima de 50,0, que separa o limite entre expansão e retração.

O consenso Refinitiv esperava um PMI industrial um pouco melhor no mês, de 49,4.

Entre os 21 subsetores pesquisados, 11 permaneceram na zona de expansão, segundo os dados oficiais. O índice de produção e o índice de novos pedidos ficaram em 49,6 e 48,3, respectivamente.

Zhao Qinghe, estatístico do departamento, disse à agência Xinhua que a economia da China ainda precisa consolidar sua base na atual fase de recuperação.

Os PMIs das indústrias de fabricação de equipamentos, manufatura de alta tecnologia e produtos de consumo ficaram em 50,4, 50,5 e 50,8, respectivamente.

O sentimento do mercado permaneceu estável, já que a subleitura para a expectativa de negócios ficou em 54,1, disse Zhao.

Continua depois da publicidade

Já no PMI não manufatureiro, o subíndice do setor de serviços foi de 53,8 em maio, acima da leitura de 47,1 no mesmo mês do ano passado. Em particular, os subíndices de atividades empresariais de transporte, acomodação e alimentação ficaram bem acima de 55,0, uma vez que as viagens e o consumo off-line aumentaram durante o feriado de 1° de maio.

O setor de construção também manteve um crescimento acelerado neste mês, com seu subíndice para atividades comerciais chegando a 58,2, observou Zhao. O subíndice que mede as expectativas de atividades do setor ficou em 62,1, revelando forte otimismo das construtoras.