PMI industrial da Alemanha cai a 43,5 em junho, mas supera prévia, diz S&P Global

Resultado foi consequência da deterioração do desempenho dos principais agrupamentos industriais e coincidiu com uma redução acentuada de novas encomendas, especialmente de exportações

Estadão Conteúdo

Fábrica da Volkswagen em Hanover, na Alemanha  (Foto: Fabian Bimmer/Reuters)
Fábrica da Volkswagen em Hanover, na Alemanha (Foto: Fabian Bimmer/Reuters)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da Alemanha caiu de 45,4 em maio para 43,5 em junho, segundo pesquisa final divulgada nesta segunda-feira (1) pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank (HCOB). Dados abaixo de 50,0 indicam que a atividade está em contração.

O resultado definitivo de junho, porém, superou levemente a estimativa preliminar e a previsão de analistas consultados pela FactSet, de 43,4 em ambos os casos.

De acordo com a S&P Global, o resultado foi consequência da deterioração do desempenho dos principais agrupamentos industriais (consumo, intermediários e investimentos) e coincidiu com uma redução acentuada de novas encomendas.

Continua depois da publicidade

Os integrantes do painel não só comentaram a fraqueza da demanda interna, mas também menos encomendas novas de outros mercados europeus e da China. Os pedidos de exportações caíram a um ritmo mais rápido em junho, mas mais lentamente do que o total de novas encomendas.

O número de trabalhadores foi reduzido pelo décimo segundo mês consecutivo. A taxa de redução de empregos diminuiu ligeiramente, atingindo o nível mais lento desde janeiro, embora ainda tenha sido acentuada em geral.