PMI do Reino Unido sobe para 46,5 em novembro, acima da previsão

Mesmo com a alta, PMI permaneceu abaixo da marca neutra de 50,0 pelo quarto mês consecutivo, um dos níveis mais baixos em 14 anos

Roberto de Lira

Vista de Londres (Foto: Divulgação)
Vista de Londres (Foto: Divulgação)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido teve uma ligeira recuperação e subiu para 46,5 em novembro, de 46,2 em outubro, informou nesta quinta-feira (1) a S&P Global/CIPS. Embota tenha mostrado alta, o PMI permaneceu abaixo da marca neutra de 50,0 pelo quarto mês consecutivo e está em um dos níveis mais baixos dos últimos 14 anos.

O consenso Refinitiv para o PMI industrial era um pouco mais baixo, de 46,2.

Segundo a S&P Global, setor manufatureiro britânico ainda está contraído, com as empresas relatando menor produção e empregos reduzidos. O setor de bens intermediários se saiu especialmente mal, mas indicadores dos produtores de bens de consumo e de  investimentos também estejam em queda.

Rob Dobson, diretor da S&P Global Market Intelligence, afirma que novembro mostrou uma nova contração do setor manufatureiro, com demanda fraca, declínio nas exportações, altos preços de energia e escassez de componentes, todos atingindo fortemente a indústria.

“As perspectivas para o setor também pioraram, pois a confiança entre os fabricantes caiu para o nível mais baixo desde abril de 2020. O sentimento fraco e o declínio de novos pedidos levaram à perda de empregos, uma retração na atividade de compra e um acúmulo de estoque de produtos acabados que provavelmente vão fornecer um novo freio à produção durante os próximos meses”, prevê.