Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços nos Estados Unidos recuou de 54,9 em maio para 54,4 em junho, informou nesta quinta-feira (6) a S&P Global. Números acima da marca de 50,0 indicam expansão da atividade no mês.
Com isso, o PMI composto, que agrega os resultados de indústria e serviços, mostrou recuo de 54,3 em maio para 53,2 em junho.
Segundo a S&P Global, os dados dos serviços em junho sinalizaram uma expansão adicional da atividade no setor de serviços dos EUA. A produção continuou a crescer em um ritmo sólido à medida que o ambiente de demanda melhorou, estimulando um forte aumento nos novos pedidos.
A demanda dos clientes domésticos e estrangeiros sustentou o crescimento de novos negócios, uma vez que os novos pedidos de exportação aumentaram pelo segundo mês consecutivo.
A pesquisa mostrou que as empresas estão mais otimistas em suas expectativas de atividade para o ano seguinte e procuraram expandir o emprego de acordo com essa visão. A criação de empregos também estava ligada a uma maior pressão sobre a capacidade, à medida que os acúmulos de trabalho voltaram a crescer.
A escassez de fornecedores, as taxas de juros mais altas e o aumento das folhas de pagamento aumentaram os custos das empresas e, consequentemente, os preços dos insumos subiram no ritmo mais forte em cinco meses.
Continua depois da publicidade
Porém, os esforços para as empresas permanecerem competitivas levaram a aumentos mais moderados nos preços, o que significa que os preços de venda aumentaram pela taxa mais lenta desde fevereiro.
Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que o mês de junho viu uma resiliência encorajadora da economia de serviços dos EUA, o que ajudou a compensar uma contração renovada da produção manufatureira.
“As pesquisas sinalizam um crescimento do PIB de pouco menos de 2% no segundo trimestre como um todo, embora com junho tendo alguma perda de ímpeto”, disse.
Continua depois da publicidade
“A preocupação é que, embora a inflação dos preços de venda tenha esfriado ainda mais, junho viu um crescimento maior dos custos no setor de serviços, que tem sido a principal área de preocupação com a inflação nos últimos meses. Salários mais altos, em particular, estão elevando os custos e podem continuar vendendo inflação de preços teimosamente elevada nos próximos meses”, complementou.