PMI de serviços na China tem ligeira alta, para 50,4 em outubro

Indicador da S&P Global/Caixin aponta recuperação de novos negócios de exportação, devido ao aumento de turistas estrangeiros no país

Roberto de Lira

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China teve pequena evolução no mês, de 50,2 em setembro para Em 50,4 em outubro, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3) pela S&P Global em parceria com o Caixin.

O aumento moderado da atividade de serviços foi atribuído pelos entrevistados a condições de procura relativamente moderadas. O volume total de novas encomendas aumentou ligeiramente e ao ritmo mais suave em dez meses, enquanto houve uma nova melhora na procura externa de serviços chineses, com os novos negócios de exportação crescendo no ritmo mais rápido dos últimos quatro meses, entre relatos de aumento do número de turistas estrangeiros.

Já o emprego nos serviços manteve-se inalterado em outubro, depois de ter aumentado em cada um dos oito meses anteriores. Algumas empresas citaram a não substituição de trabalhadores que se demitiram, dadas as condições de demanda fraca.

Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group, comentou em nota que o indicador do mês para a atividade empresarial de serviços registou a segunda leitura mais baixa este ano, enquanto o indicador para o total de novos negócios foi o mais baixo em 2023.

“A procura externa aumentou de forma constante, com a medida para novos negócios de exportação se mantendo acima de 50,0 pelo segundo mês. Isto deveu-se em parte à flexibilização das restrições de viagem que atraiu mais turistas do estrangeiro”, afirmou.

Ele disse ainda que os preços dos serviços subiram moderadamente no mês. “Embora o indicador dos custos de produção tenha permanecido em território expansionista durante 40 meses consecutivos, a leitura em outubro foi a mais baixa desde Junho de 2022, uma vez que os aumentos nos custos da mão-de-obra, matérias-primas e transporte foram limitados”, explicou.

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Zhe afirmou que parte do aumento dos custos dos insumos foi repassada aos clientes, com o indicador dos preços dos produtos permanecendo acima de 50,0 por 18 meses consecutivos.​