PMI de serviços global sobe de 52,9 em setembro para 53,1 em outubro

Atividade de serviços aumentou pelo 21º mês consecutivo em outubro, com a taxa de expansão melhorando em relação à baixa de cinco meses de setembro; emergentes como Brasil e Índia foram destaques

Estadão Conteúdo

Consumidora em loja de Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)
Consumidora em loja de Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) global de serviços subiu de 52,9 em setembro para 53,1 em outubro, segundo pesquisa da S&P Global, em parceria com o JPMorgan, divulgada nesta quarta-feira (6).

A atividade empresarial do setor de serviços aumentou pelo 21º mês consecutivo em outubro, com a taxa de expansão melhorando em relação à baixa de cinco meses de setembro.

Os dados divididos por país sinalizaram o crescimento da atividade empresarial em 11 dos 15 países para os quais os dados de outubro estavam disponíveis, com exceção de Japão, França e Casaquistão.

Os mercados emergentes, por sua vez, tiveram uma expansão ampla. Índia e Brasil estavam no topo do ranking de crescimento, enquanto China e Rússia também tiveram aumento na produção.

Além do crescimento da produção ter subido globalmente em outubro, as expectativas de negócios para o próximo ano também se revigoraram. Tendo caído para uma baixa de quase dois anos em setembro, as expectativas futuras subiram para o maior nível desde maio, recuperando-se tanto na indústria quanto nos serviços.

No entanto, a confiança melhorada foi principalmente limitada aos EUA e à China, já que outras grandes nações geralmente viram o otimismo moderado