PMI de serviços dos EUA sobe em dezembro para o nível mais alto desde julho

Indicador da S&P Global subiu de 50,8 em novembro para 51,4 em dezembro; dado ficou acima do consenso de analistas, que previa um PMI de 51,3 no mês

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos Estados Unidos subiu de 50,8 em novembro para 51,4 em dezembro, atingindo assim o nível mais alto da atividade desde julho passado, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pela S&P Global. O dado ficou acima do consenso de analistas, que previa um PMI de 51,3 no último mês de 2023.

Com isso, o PMI composto, que agrega os dados de serviços e indústria, também apresentou ligeira alta, passando de 50,7 para 50,9 em um mês.

Na pesquisa, os gerentes de compras de serviços relataram uma melhoria nas condições da demanda e a um ritmo melhor de novas encomendas, atribuído a uma procura mais forte dos clientes, com alguns afirmando que isto resultou do aumento dos gastos com publicidade.

Mas a recuperação global de novos negócios foi atenuada por uma nova contração de novas encomendas de exportação. A queda foi a primeira desde setembro e alegadamente impulsionada pelo menor poder de compra entre os clientes nos principais mercados de exportação.

Chris Williamson, economista chefe de Negócios da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que a melhoria nos serviços ofuscou uma recessão registada na indústria transformadora.