PMI de serviços dos Estados Unidos medido pelo ISM sobe para 54,5 em agosto

Pesquisa feita com os executivos mostrou um índice acima no nível neutro de 50,0 em 38 dos últimos 39 meses; exceção foi em dezembro de 2022

Roberto de Lira

Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)
Bandeira dos Estados Unidos (Foto: Shutterstock)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM), subiu de 52,7 em julho para 54,5 em agosto.

Com isso, a pesquisa feita com os executivos mostrou um índice acima no nível neutro de 50,0 em 38 dos últimos 39 meses. A única contração foi registrada em dezembro do ano passado, quando o PMI ficou em 49,6.

Anthony Nieves, presidente do ISM, destacou que 13 segmentos do setor de serviços reportaram crescimento em agosto. “Houve um aumento na taxa de crescimento do setor de serviços, refletido por altas em todos os quatro subíndices que influenciam diretamente o PMI e entregas mais rápidas dos fornecedores. O sentimento entre os entrevistados varia de acordo com o setor no entanto, a maioria está positiva em relação às condições econômicas e empresariais.”

O índice de atividade empresarial ficou em 57,3 no mês, um aumento de 0,2 ponto percentual em comparação com a leitura de 57,1 em Julho. Já o índice de novos pedidos se expandiu em agosto pelo oitavo mês consecutivo, para 57,5, ou 2,5 p.p. acima do nível de julho.