PMI de serviços da zona do euro cai a 52,8 em junho, o mais baixo em 3 meses

O PMI composto do bloco, que engloba serviços e indústria, recuou de 52,2 para 50,9 no mesmo período, igualmente tocando o menor patamar em três meses

Estadão Conteúdo

Rua comercial de Konstanz, na Alemanha (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters)
Rua comercial de Konstanz, na Alemanha (Foto: Arnd Wiegmann/Reuters)

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro caiu de 53,2 em maio para 52,8 em junho, atingindo o menor nível em três meses, segundo pesquisa final divulgada nesta quarta-feira (3) pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank (HCOB).

 

A leitura definitiva de junho, porém, ficou acima da estimativa preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 52,6 em ambos os casos.

 

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

 

Continua depois da publicidade

Já o PMI composto do bloco, que engloba serviços e indústria, recuou de 52,2 para 50,9 no mesmo período, igualmente tocando o menor patamar em três meses. Também neste caso, o resultado superou levemente a prévia e o consenso da FactSet, de 50,8.

 

Apesar das quedas, as leituras acima da marca de 50 indicam expansão da atividade econômica na zona do euro, mas em ritmo mais comedido.

Continua depois da publicidade

 

Apesar do número mais baixo em junho, Cyrus de la Rubia, economista -chefe do HCOB, comentou em nota que as probabilidades são boas de que os prestadores de serviços continuem a ser a força decisiva para manter o crescimento econômico em território positivo na região durante o resto do ano.