Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos ficou estável em 50,7 em novembro, segundo a pesquisa dados divulgada nesta sexta-feira (24) pela S&P Global. Embora a indústria tenha sinalizado um ritmo de expansão mais lento no mês, os prestadores de serviços registaram um aumento parcial na taxa de crescimento da produção.
O PMI industrial recou dos 50,0 registrados em outubro para 49,4 em novembro, caindo assim para baixo da linha (50) que divide a expansão da atividade da retração. Foi a deterioração da saúde do setor mais rápida desde agosto.
No entanto, o PMI de serviços subiu de 50,6 para 50,8, atingindo o nível mais alto em quatro meses. Segundo a S&P Global, essa expansão foi apoiada por um aumento renovado no total de novos pedidos durante novembro.
Mas o ritmo de crescimento foi apenas marginal, uma vez que os produtores de bens registaram uma estagnação nas novas vendas no mês.
Siân Jones, economista da S&P Global Market Intelligence, comentou em nota que os gerentes de compras continuaram preocupados com a incerteza econômica global, a demanda fraca e as taxas de juro elevadas. “A incerteza empresarial também aumentou entre as empresas norte-americanas, uma vez que as expectativas para o próximo ano caíram para o nível mais fraco desde julho”, comparou.
Segundo ela, a perda de postos de trabalho espalhou-se para além do setor industrial, uma vez que as empresas de serviços sinalizaram uma nova queda no pessoal em novembro, à medida que se procuravam economizar custos.
Continua depois da publicidade
“O impacto dos aumentos dos preços do petróleo parece estar se dissipando na indústria de transformação, onde a taxa de inflação abrandou notavelmente. Embora tenha aumentado ligeiramente, a inflação dos preços de venda permaneceu moderada em relação à média dos últimos três anos e foi consistente com uma taxa de aumento próxima da meta de 2% da Fed.”