PMI composto dos EUA recua em abril, puxado tanto por serviços como indústria

Índice de gerentes de compras recuou de 52,1 para 50,9; PMI de serviços caiu de 51,7 para 50,9, por conta de demanda fraca, e PMI da indústria encolheu de 51,9 para 49,9 em um mês

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos recuou de 52,1 em março para 50,9 em abril, conforme divulgou nesta terça-feira (23) a S&P Global. Embora o dado tenha sido inferior ao do mês anterior, a atividade se mantém na zona de expansão (acima de 50,0) há 15 meses consecutivos.

O PMI de serviços caiu de 51,7 em março para 50,9 em abril e ficou abaixo da projeção de 52,0 do consenso LSEG de analistas.

Alguns prestadores de serviços sugeriram que as taxas de juros e os preços elevados restringiram a demanda durante o mês. Entretanto, os fabricantes associaram muitas vezes a redução das novas encomendas a pressões inflacionistas, à fraca demanda e à existência de stocks suficientes por parte dos clientes.

O PMI da indústria recuou de 51,9 em março para 49,9 em abril, encerrando um período de três meses de melhoria da atividade manufatureira. A estimativa era de um indicador de 52,0.