PMI composto dos EUA avança para 51,0 em outubro, com alta em serviços e indústria

Atividade de serviços medida pelo PMI sobe para 50,9 em outubro e atinge o nível mais alto em três meses; PMI da indústria vai a 50,0

Roberto de Lira

Publicidade

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos subiu de 50,2 em setembro para 51,0 em outubro, com avanços no mês tanto no indicador de serviços como no industrial, segundo dados divulgados nesta terça-feira (24) pela S&P Global.

A atividade de serviços medida pelo PMI avançou de 50,1 para 50,9 entre setembro e outubro e atingiu o nível mais alto em três meses.

Já o PMI da indústria passou de 49,8 para 50,0 na mesma comparação, com o melhor nível em seis meses.

Continua depois da publicidade

Segundo Chris Williamson, economista chefe de negócios da S&P Global, as esperanças de um pouso suave para a economia dos EUA serão encorajadas por essa melhoria da situação observada em outubro.

Ela diz que a pesquisa tem estado entre os indicadores econômicos mais pessimistas dos últimos meses e, assim a recuperação do crescimento da produção dos EUA sinalizada no início do quarto trimestre é uma boa notícia. “As expectativas de produção futura também aumentaram, apesar das crescentes preocupações geopolíticas e das tensões internas, atingindo o valor mais elevado em quase um ano e meio”, comenta em nota.

O economista afirma que o sentimento geral melhorou, em parte devido às esperanças de que as taxas de juros tenham atingido o seu pico, algo que parece cada vez mais provável dado o arrefecimento adicional das pressões inflacionária em outubro.

Continua depois da publicidade

“Apesar dos preços mais elevados do petróleo, a inflação dos fatores de produção das empresas caiu drasticamente para o nível mais baixo desde outubro de 2020. E os preços médios de venda de bens e serviços registaram o menor aumento mensal desde junho de 2020”, compara.