Publicidade
A economia do Japão encolheu no primeiro trimestre de 2024, à medida que a inflação crescente, impulsionada em parte por um iene fraco, fez com que os consumidores domésticos hesitassem em gastar.
O Produto Interno Bruto (PIB) real do Japão encolheu 0,5% nos três meses até março em relação ao trimestre anterior, mostraram dados do governo na noite de quarta-feira (15), pelo horário do Brasil. O dado veio um pouco pior que as projeções do consenso LSEG de analistas, que previa contração de 0,4%.
No período de janeiro a março, a economia contraiu 2% na base anualizada, o que reflete o que aconteceria se o ritmo do primeiro trimestre continuasse durante um ano inteiro. Foi o terceiro trimestre consecutivo de desempenho fraco depois que a economia encolheu no terceiro trimestre de 2023 e ficou estável no último trimestre.
Continua depois da publicidade
O consumo privado diminuiu 0,7% em relação ao trimestre anterior, marcando a quarta queda trimestral consecutiva. A procura interna tem sido fraca porque os aumentos dos preços ultrapassaram o crescimento dos salários. Além disso, o iene fraco também pesa sobre produtos importados.