Publicidade
O Produto Interno Bruto da Zona do Euro subiu 0,1% no quarto trimestre ante o trimestre anterior, de acordo com dados preliminares divulgados nesta terça-feira (31) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. No bloco econômico como um todo, a economia mostrou estabilidade (0,0%) na mesma comparação.
No terceiro trimestre de 2022, a economia da Zona do Euro e a da União Europeia tinham avançado 0,3%.
Ainda de acordo com o Eurostat, o PIB da área da moeda comum cresceu 1,9% ante o mesmo trimestre de 2021 e o da UE avançou 1,8%. Isso significa uma desaceleração, uma vez que as taxas anualizadas estavam em +2,3% e + 2,5%, respectivamente, ao final do terceiro trimestre.
Os números do PIB vieram acima do consenso Refinitiv, que previa queda de 0,1% na comparação do quarto trimestre de 2022 em relação ao terceiro trimestre. Na comparação anual, o dado veio um pouco acima do esperado: a projeção era de +1,8%.
De acordo com uma primeira estimativa de crescimento anual para 2022, baseada em dados trimestrais corrigidos por sazonalidade e calendário, o PIB aumentou 3,5% na área do euro e 3,6% na UE. As estimativas preliminares do PIB são baseadas em fontes de dados incompletas e, portanto, sujeitas a revisões posteriores.
Entre os Estados-membros da EU que já têm dados disponíveis, os destaques de alta no PIB no último trimestre de 2022 ante o trimestre anterior foram a Irlanda (+3,5%), seguida da Letônia (+0,3%), Espanha e Portugal (ambas com +0,2%). Os maiores declínios foram observados na Lituânia (-1,7%), Áustria (-0,7%) e Suécia (-0,6%).
Continua depois da publicidade
Na comparação anula, todos os países tiveram variações positivas, exceto a Suécia (-0,6%) e a Lituânia (-0,4%).