Pedidos de hipotecas nos EUA sobem 3,7% na semana e taxa de juros vai a 6,78%

Índice de refinanciamento ajustado caiu 7% em uma semana e ficou foi 8% menor que o observado na mesma semana do ano anterior; há pouco incentivo para os proprietários refinanciarem seus contratos com as taxas de juros nos atuais níveis

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 3,7% na semana encerrada em 19 de janeiro em relação à semana anterior, segundo pesquisa da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros fixa média de contratos de 30 anos avançou de 6,75% para 6,78% no período.

O índice de refinanciamento ajustado caiu 7% em uma semana e ficou foi 8% menor que o observado na mesma semana do ano anterior. O índice não ajustado pelo calendário diminuiu 16% em relação à semana anterior e também ficou 8% abaixo da mesma semana de 2023.

O índice de compras ajustado sazonalmente aumentou 8% na semana e o não ajustado subiu 3% na mesma comparação. Esse índice está 18% inferior ao da mesma semana do ano anterior.

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, ainda há pouco incentivo para os proprietários refinanciarem seus contratos com as taxas de juros nos atuais níveis.