Publicidade
Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 2,2% na semana encerrada em 18 de novembro em relação à semana anterior, de acordo com dados com ajustes sazonais da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros fixa da hipoteca de 30 anos caiu pela fixa de 30 anos caiu pela segunda semana consecutiva, para 6,67%, quase 50 pontos-base abaixo do pico de 7,16% registrado há um mês.
O índice de refinanciamento aumentou 2% em relação à semana anterior, mas ainda está 86% abaixo do verificado na mesma semana do ano passado. O índice de compras ajustado sazonalmente aumentou 3% em relação à semana anterior e o não ajustado cresceu 9% na mesma comparação. E está 41% abaixo do verificado na mesma semana do ano anterior.
Segundo o economista Joel Kan, vice-presidente da MBA, a queda nas taxas de hipoteca deve melhorar o poder de compra dos possíveis compradores de imóveis, que foram amplamente marginalizados, pois os juros mais do que dobraram em um ano. “Como resultado da queda nas taxas de hipoteca, os pedidos de compra e refinanciamento aumentaram ligeiramente na semana passada. No entanto, a atividade de refinanciamento ainda está mais de 80% abaixo do ritmo do ano passado”, afirmou.
A parcela de refinanciamento da atividade hipotecária aumentou para 28,4% do total de pedidos, de 27,6% na semana anterior. A parcela da atividade de hipotecas de taxa ajustável (ARM) diminuiu para 8,8% do total de aplicações.