Pedidos de hipotecas nos EUA sobem 1,1% na semana; taxa de juros cai para 6,87%

Índice de refinanciamento aumentou 7% em relação à semana anterior, mas permaneceu 32% abaixo do verificado na mesma semana de 2022

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 1,1% na semana encerrada em 14 de julho em relação à semana anterior, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta quarta-feira (19) pela Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros fixa para contratos de 30 anos caiu de 7,07% para 6,87% em uma semana.

O índice de refinanciamento aumentou 7% em relação à semana anterior, mas permaneceu 32% abaixo do verificado na mesma semana do ano passado. O índice de compras ajustado sazonalmente caiu 1% em relação à semana anterior e o não ajustado aumentou 24% em comparação com a semana anterior. Ele também está 21% abaixo do observado na mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e economista-chefe adjunto da MBA comentou em nota que as taxas de hipotecas caíram porque os mercados têm respondido positivamente aos dados mostrando que a inflação nos EUA continua a arrefecer.

“Apesar das taxas mais baixas da semana passada, os pedidos de compra diminuíram, pois a atividade de compra de casas ainda está sendo prejudicada pela baixa oferta de moradias e taxas que ainda são muito mais altas do que há um ano”, disse.