Publicidade
Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 27,9% na semana encerrada em 13 de janeiro ante a semana anterior, de acordo com dados com ajustes sazonais da Mortgage Bankers Association (MBA). Sem ajustes, o índice aumentou 32% em comparação com a semana anterior. A taxa média de juros do contrato para hipotecas de taxa fixa de 30 anos caiu de 6,42% para 6,23% no período.
Segundo a MBA, o índice de refinanciamento aumentou 34% em relação à semana anterior, mas ainda está 81% menor do que o verificado na mesma semana do ano anterior. O índice de compra ajustado sazonalmente aumentou 25% em relação à semana anterior.
Segundo Mike Fratantoni, vice-presidente sênior e economista-chefe da MBA, a atividade de aplicação de hipotecas se recuperou fortemente na primeira semana completa de janeiro, com refinanciamento e atividade de compra aumentando em porcentagens de dois dígitos em comparação com a semana passada, que incluiu a observância do feriado de Ano Novo.
“Apesar desses ganhos, a atividade de refinanciamento permanece mais de 80% abaixo do ritmo do ano passado e o volume de compras permanece 35% abaixo dos níveis do ano anterior”, comparou.
Fratantoni também destacou que a taxas de hipotecas estão agora em seu nível mais baixo desde setembro de 2022 e cerca de um ponto porcentual abaixo do pico do outono passado. “À medida que entramos no início da temporada de compras da primavera, as taxas de hipoteca mais baixas e mais casas no mercado ajudarão a acessibilidade dos compradores de primeira casa”, previu.