Pedidos de hipotecas nos EUA caem 0,8% na semana e taxa sobe para 7,27%

Volume de pedidos recuou pela sétima vez em oito semanas e atingiu o nível mais baixo desde 1996, informou a associação do setor

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 0,8% na semana encerrada em 8 de setembro em relação à semana anterior, de acordo pesquisa da Mortgage Bankers Association (MBA) divulgada nesta quarta-feira (13). Os resultados incluíram um ajuste para o feriado do Dia do Trabalho. A taxa de juros fixa de 30 anos subiu para 7,27% na semana passada e ficou 40 pontos base mais alta do que no final de julho.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento recuou 5% em relação à semana anterior e ficou 31% inferior ao da mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado subiu 1% e o indicador não ajustado caiu 11% em comparação com a semana anterior e está 27% abaixo do observado na mesma semana do ano passado.

Joel Kan, vice-presidente e economista chefe da MBA, destacou em nota que os pedidos de hipotecas diminuíram pela sétima vez em oito semanas, atingindo o nível mais baixo desde 1996. “O declínio da semana passada foi impulsionado por uma queda de 5% nos pedidos de refinanciamento, para a leitura mais fraca desde janeiro de 2023”, disse .

Para ele, dada a forma como as taxas estão elevadas neste momento, continua a haver uma atividade de refinanciamento mínima e um incentivo reduzido para os proprietários venderem e comprarem uma casa nova.