Pedidos de hipotecas caem 1,7% nos EUA e taxas são as mais altas desde 2001

Pedidos caíram 1,7 % na semana encerrada em 21 de outubro e taxa fixa de hipotecas de 30 anos atingiu 7,16%

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 1,7 % na semana encerrada em 21 de outubro em relação à semana anterior, de acordo com dados com ajuste sazonal divulgados nesta quarta-feira (26) pela Mortgage Bankers Association (MBA). Em uma base não ajustada, o índice caiu 2% em comparação com a semana anterior.

Já a taxas de hipoteca de longo prazo aumentaram pela 10ª semana consecutiva, com a taxa fixa de 30 anos atingindo 7,16%, a mais alta desde 2001.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento aumentou 0,1% em relação à semana anterior e foi 86% menor do que o verificado na mesma semana do ano anterior. O índice de compras sazonalmente ajustado caiu 2%  na comparação semanal. Na comparação anual, está 42% inferior ao da mesma semana do ano anterior.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Segundo Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, a tendência de aumento das taxas de hipotecas continua a deprimir a atividade, que permaneceu em seu ritmo mais lento desde 1997. “Os pedidos de refinanciamento permaneceram essencialmente inalterados, mas os pedidos de compra caíram para o ritmo mais lento desde 2015″, comparou.