ONS reduz projeção de crescimento da carga de energia para 5,1% em junho

Projeção da semana anterior do Operador Nacional do Sistema Elétrico era de uma expansão de 6,2%; nível de reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste deve chegar a 67,6%

Reuters

Usina hidrelétrica de Itaipu (Foto: Divulgação)
Usina hidrelétrica de Itaipu (Foto: Divulgação)

Publicidade

São Paulo (Reuters) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou nesta sexta-feira um crescimento de 5,1% para carga de energia no Brasil em junho, para 75.011 megawatts médios, abaixo dos 6,2% previstos na semana anterior.

Em boletim, o órgão projetou ainda maior volume de chuvas que devem chegar às usinas hidrelétricas do Sul, com as afluências chegando a 123% da média histórica em junho na região, ante 93% previstos há uma semana.

Já nos demais subsistemas, o ONS fez leves ajustes nas chuvas previstas em junho para o Sudeste/Centro-Oeste (54%, ante 53% da semana anterior) e Nordeste (38%, ante 40%). Para o Norte, o operador estimou afluências em 60% da média no mês, contra 70% da projeção anterior.

O ONS também estimou que o nível de reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar 67,6% ao final de junho, ante 67,8% previstos na semana passada.